domingo, 13 de fevereiro de 2011

F. C. de PEDRAS RUBRAS 0 - União Nogueirense 2


O Pedras Rubras acabou de perder 0-2 com o Nogueirense. A vitória do Nogueirense deve ser entendida como justa, embora a diferença mínima no marcador ilustrasse melhor o que foi o jogo. E o que foi o jogo? O Nogueirense fez uma bela primeira parte, com os seus jogadores a trocarem bem e rápido a bola, com desmarcações constantes e criando alguns lances de perigo. Os nossos jogadores estavam permanentemente a correr atrás do adversário, como prova a grande diferença de posse de bola. Em todo o caso, o intervalo chegava sem golos. Na segunda parte, o jogo foi mais equilibrado e com ligeiro domínio das nossas cores. Todavia, em dois lances rápidos de contra-ataque nos últimos dez minutos de jogo, o Nogueirense conquistou os três pontos. O primeiro golo nasce de um penalty feito pelo Coluna que, como último defensor, arriscou um corte de carrinho e o segundo golo já no período de descontos em mais um lance rápido que apanhou a nossa equipa desequilibrada, em busca do empate.
.
Uma palavra para a equipa. Para dizer que hoje não faltou atitude. Os jogadores lutaram desde o primeiro minuto. Voltaram a não praticar um bom futebol, mas não se pode colocar em discussão a vontade. Faltou qualidade de jogo perante um bom adversário, que foi melhor. Há que levantar a cabeça e trabalhar.
.
O nosso clube vive um mau momento. É natural que os sócios estejam descontentes, mas mais importante é saber as razões para estes últimos jogos. Não podemos apenas dizer que é uma fase má e não reflectir sobre as razões. Em todo o caso, esta discussão deve ser feita em benefício do clube, o que implica que seja sempre com respeito pelas opiniões dos outros e que não seja simplesmente baseada numa distribuição de culpas a torto e a direito.
.
Desde já, deixo o meu contributo, a minha opinião, com todo o respeito por quem tem a responsabilidade de tomar as decisões e arca com os aplausos e com os assobios. Embora as equipas vivam do colectivo, há jogadores que pela sua qualidade/experiência/equilíbrio que transmitem marcam a diferença e elevam a qualidade de jogo. Na altura da saída do Nando, disse que era muito importante a equipa ir ao mercado reequilibrar a equipa. Foi então contratado o Bezu. O problema é que o Bezu não é extremo e, neste período, nunca se notou a equipa equilibrada. O treinador tentou ajustar a táctica às novas soluções e, entre as várias opções, procurou transformar um bem definido 4-3-3 num 4-4-2 que, com o decorrer dos jogos, podia-se transformar num 4-3-3. Todavia, nos três homens da frente, com o Biscoito e Bezu, apenas um era de origem extremo e o jogo da equipa nunca se mostrava fluido. Faltavam rotinas e faltou também, em determinados momentos, atitude, sendo que aí já não posso dizer nada sobre as razões. Várias outras tentativas foram feitas, mas apenas em fases de jogo e tinham o inconveniente de deixar o Biscoito ou o Bezu no banco.
.
Hoje, a equipa apareceu novamente equilibrada num bem definido 4-3-3 e com dois jogadores criativos no meio-campo: Carlitos I e Alex. Assim, o problema não esteve na estratégia e na colocação dos jogadores. Foi essa táctica que nos deu muitas vitórias. O problema é que, além do inconveniente de deixar o Bezu no banco (inconveniente no sentido, perceba-se, de que foi o único jogador contratado, que veio da 2.ª B, que tem qualidade, o que levanta questões), o problema está na qualidade e nas escolhas para os lugares de extremo. Sendo justos, nenhum dos nossos extremos tem tido um rendimento regular ao longo do campeonato e dos jogos. E, hoje, quando os sócios pediram a substituição do Bruno Almeida, já pediram em outros a substituição do Carlitos II e do Ricardinho. Hoje apresenta-se melhor um e no outro dia outro. A verdade nua e crua é que, a cada um deles, falta um pouco do que tem o colega.
.
O problema está só no ataque? Penso que, na sua maior parte, está (sempre na óptica do conjunto, da equipa), mas não apenas. A falta de gente que segure o jogo na frente e que se apresente como um maior perigo para a equipa adversária, faz esta crescer mentalmente e colocar mais em causa a nossa defesa e o nosso meio-campo. Mais pressionado, o nosso meio-campo denota alguma falta ou de criatividade ou de experiência, mediante os jogadores escolhidos. Em todo o caso, acho que a tripla Coluna/Alex/Carlitos I deve ganhar rotinas de jogo e deve crescer mutuamente. O Carlitos I certamente tem aprendido muito com o Alex e deve continuar a crescer, porque tem muita qualidade. Há que limar algumas coisas e para tal é necessário jogar. O Coluna é, como os comentadores famosos agora gostam de chamar, a âncora que segura a equipa. De facto, a sua experiência e posicionameno é importante para dar equilíbrio à equipa. No entanto, é necessário uma maior precisão na saída de bola. É preciso melhorar o primeiro passe de construção. Saber gerir bem os tempos no jogo.
.
A defesa perdeu, como sabemos, o Varela, um jogador de qualidade. O treinador optou, primeiro, pelo João Barros e, agora pelo Areias. Claro que a equipa estava habituada ao Varela e era melhor que ele não tivesse saído, mas, do meu ponto de vista, o Areias não tem feito mal a posição. Às vezes nota-se um pouco de falta de rotina de lugar, sobretudo na marcação, mas não se pode pedir que, de um dia para o outro, um jogador faça uma posição como a tivesse feito desde que começou a jogar futebol.
.
Não menos importante é o aspecto psicológico. Acham que é a mesma coisa a prestação de uma equipa e de um jogador em particular quando vem de vitórias e toda a gente diz bem e quando vem de derrotas e toda a gente aparece prontamente a criticar. Porque, já se sabe, quando as coisas correm mal toda a gente aparece a criticar, muitos tudo e todos sem critério. A pressão é inteiramente diferente - há menos espaço para o erro; a confiança é menor - há menos vontade de arriscar; há mais desalento. Da mesma forma, o desempenho de uma equipa contribui para o desempenho do adversário. Hoje, por exemplo, notou-se claramente a vontade do Nogueirense em aproveitar o nosso mau momento. Entraram com toda a determinação e isso teve o seu peso.
.
Dito isto, e pedindo desculpa se a minha opinião não é a mais correcta, gostaria de deixar uma palavra ao grupo. Que levantem a cabeça, que continuem a trabalhar, que tenham orgulho no que já conseguiram fazer e que ainda vão fazer. As limitações que existem vão sempre existir, mas se trabalharem bem vão reduzir a sua importância no decorrer dos jogos. Quanto aos sócios, critiquem com a mesma determinação que apoiem os jogadores, porque vontade não faltou.
.
As contas do campeonato estão um pouco mais complicadas, uma vez que o Grijó ganhou 2-1 ao Infesta, mas são apenas três pontos de distância e ainda há muito campeonato.
.
Abraço.

42 comentários:

  1. isto ta critico assim nestas condiçoes o pedras rubras vai descer de divisao....domingo pedrasrubrenses contai com mais uma derrota...eu como socio vou dezestir o pedras rubras em quanto a dupla tiver la .numca mais sobe de divisao...e assim nao estou aki a me chatiar....como ja ouvi muitos socios e adeptos a dezestir hoje....vou pelo mesmo caminho....quando o pedras rubras falar mais aserio eu apareço

    ResponderEliminar
  2. mas que vergonha resisto do ultimo 4 lugar da divisao de honra 2008......pedras rubras ta muito fraquinho que ate os juniores do pedras rubras que se encontram em 1 lugar ficam ademirados com tais resultados a nossa segunda face chama se oliveira do douro que milita a 3 divisao com 2 pontos

    ResponderEliminar
  3. falta o nando...pois o nando era o motor da equipa...

    ResponderEliminar
  4. e ir buscar o hugo ,magalhaes nando....voces ainda nao viram que o treinador do pedras rubras ker se ir embora do clube...ele ta entressado noutro clube ou ainda nao deu para reparar.....

    ResponderEliminar
  5. noticia de ultima hora pedras rubras vai perder so hoje a volta de 30 socios pagantes......

    ResponderEliminar
  6. com que entao o infesta ia ficar em terceiro, grio em segundo e o pedras rubras em 1??? enfim...aziados do caraças...

    ResponderEliminar
  7. o que eu disse. o infesta deu a mao ao grijo....

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. tal como previ à uma semana vede blog de 06/02 o n pedras ja está em 4º. de quem é a culpa? é dos sócios que gostam do clube? ou do treinador que hoje por acaso não incluiu o luis a titular mas contudo continua com a bailarina ( bruno ) que passa o jogo a marcar a sombra e a puxar os calções para baixo ( já repararam ).
    como reparam havia mais adeptos do nogueirense do que do pedras rubras, e se tirarmos os familiares dos jogadores então somos goleados.
    com isto pois quero dizer, que o nosso lugar é na divisão de honra.
    as condições que são oferecidas aos sócios em casa são piores às condições oferecidas quando jogamos fora.
    força caneco estas a conseguir os objectivos ACABAR COM O PEDRAS RUBRAS.
    obrigado caetano corres com as pessoas que gostam do pedras rubras.
    assim se faça a VOSSA VONTADE. AMEM

    ResponderEliminar
  10. e verdade amigo,,o caneco ja nao da conta do recado,,,e tirar o homem de la para fora i ir buscar o chalo para nos levar a 3 divisao se nao.nao tou a ver..e melhor tira lo de la para fora do que pasar por vergonha maior....se nao resolver isso ja o nosso lugar vai ser o 10 lugar......

    ResponderEliminar
  11. isto ta pior do que o deus me livre...e meter o caneco e a jarra na rua...

    ResponderEliminar
  12. tamos a levar um gozo dos clubes mais proximos.que e melhor entramos todos de ferias.porque ainda vamos pasar por vergonha maior...pedrarubrenses vamos abrir os olhos porque o sr caneco nao tenhe nada a perder..mas os socios e o clube tenhe...fogo ninguem diz nada...e mandar akeles 2 ideviduos de la para fora o caneco e o copinho

    ResponderEliminar
  13. FALHADOS DEIXAI O PEDRAS.
    ESTAIS A CORRER COM OS SOCIOS E IDE ACABAR CO O CLUBE.
    DR. SOUSA E SILVA CORRA COM ESSA GENTE, SÓ TEMOS MERCENÁRIOS A VIVEREM À CUSTA DO CLUBE.
    PARA FAZERMOS ESTA FIGURINHA JOGUEMOS COM A PRATA DA CASA QUE ESSES PELO MENOS CORREM.

    ResponderEliminar
  14. reparem no calendario da proxima semana.
    estaremos em 7º lugar

    ResponderEliminar
  15. srs adeptos,sao tao casmurros como o caneco,e vira o disco e jogam os mesmos,mas vos ssois mais cobardes que ele, andaram aqui toda a semana a dizer que neste domingo iam fazer isto e aquilo,mostrar lenços brancos ao caneco e a unica coisa branca que vi foi o lenço de papel que utilizei para limpar o cu no intervalo do jogo,por façam alguma ou entao calem-se.

    ResponderEliminar
  16. andam a dizer para irem buscar o chalo? acham qeu alguma vez o chalo voltava ao rubras? ganhem é juizo! -.-

    ResponderEliminar
  17. sim seria uma vergonha ir buscar o chaló.
    um treinador que o pedras tudo lhe deu.
    vem para os jornais dizer que o clube lhe ficou a dever dinheiro.
    são estes mercenários que arruinam o clube.
    se não fosse o pedras rubras quem era o chaló.
    depois do pedras o que fez ele mai no futebol?
    calem-se lá com o chaló.
    vão buscar gente nova e séria, que há por aí muita.

    ResponderEliminar
  18. concordo plenamente, ele nao fez mais nada mesmo, andou a treinar na 1a divisao e na 2a mas nao fez mesmo mais nada . é so nome pq pronto pq andou a treinar nas principais divisoes, ah ai muitos mister novos com novas ideias e tal, nao sabem é ver, enfim -.-

    ResponderEliminar
  19. Ó Filipe.....se há assim tantos, diz lá alguns....

    ResponderEliminar
  20. Bom dia! Para todos aqueles que na semana passada andaram a falar mal do Bezu, o mister fez a vontade a eles, deixou-o no banco... e qual foi o resultado? 0-2. Por isso, palavras para quê? O Luís na semana passada saíu muito mal do jogo, provavelmente acabou a época. Só peço uma coisa: parem de deitar abaixo este e aquele e apoiem o nosso Pedras, vamos voltar às vitórias em Valongo. VIVA O PEDRAS!!!

    ResponderEliminar
  21. amigos, os jogadores estão acima de qualquer suspeita, não se diz mal por dizer, diz-se pelas más opções do treinador. uma coisa poderemos constatar desde a chegada do bezu a equipa nunca mais foi a mesma, desaprendeu de jogar, anda triste, e nota-se dentro de campo que não são solidarios.
    o porquê? terá que ser a equipa tecnica em conjunto com a direcção resolver o problema.
    o que fala, é que o bezu veio ganhar mais do que a maioria dos que cá estavam, será verdade?
    uma coisa é certa ele em campo ainda não justificou a contratação.

    ResponderEliminar
  22. Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.

    ResponderEliminar
  23. que pão?
    Dinheiro?
    Condições?
    Jogadores?
    Treinador?
    a que pão é que te referes, pareces um entendido no assunto.
    explica-te

    ResponderEliminar
  24. ja intedi por maior o pedras tenhe dinheiro.porque paga a toda gente..isso sabe se...porque e uma equipa seria....e facil de preceber todos qerem mais nao...eles se kerem mais que se esforecem porke se nao e melhor contratar outra equipa preci sa se de 11 jogadores para o f c pedras rubras...se eses forem caros ou keram muito o clube que pase pelo progresso.maia lidador,foz,canidelo,rio de moinhos tenhe la um exelente jogador que e marcador de serviço o duarte......vamos e acordar

    ResponderEliminar
  25. amos contrata o augusto inacio do ex leixoes....vamos la este e bom treinador quem da ex 5 da 10

    ResponderEliminar
  26. força vamos buscar o augusto inacio....de certeza que subiamos.....PEDRAS VAMOS CONTRATAR O AUGUSTO INACIO.......

    ResponderEliminar
  27. TENHE QUE SER FORÇA PEDRAS AGUSTO INACIO NO PEDRAS VAMOS LA BUSCALO PARA NOS LEVAR AOS NACIONAIS.........O HOMEM QUE NOS FAZIA SORRIR AGUSTO INACIO........

    ResponderEliminar
  28. só pode ser um deficiente este anónimo...meu Deus tanta ignorância junta. Ainda por cima escreve por ele e por outros.

    ResponderEliminar
  29. DEFICIENTE E VOCE RESPONDA SO O QUE LHE ENTRESA.....FORÇA PEDRAS BORA IR BUSKAR O AUGUSTO INACIO........E ASSIM VAMOS PARA A 3 DIVISAO AINDA CONSEGUIMOS TIRAR O PRIMEIRO LUGAR...FORÇA PEDRAS

    ResponderEliminar
  30. Augusto Inacio?

    O clube tinha de deixar de pagar aos jogadores so para pagar ao treinador!

    E como é obvio, o Inácio estaria extremamente interessado em ir para o Pedras Rubras!

    Santa ignorancia --´

    ResponderEliminar
  31. com adetos tao burros como estes, só um clube como este.

    ResponderEliminar
  32. SAO BURROS,ANALFABETOS E IGNORANTES,NAO MERECEM CLUBE MELHOR.

    ResponderEliminar
  33. FORÇA CANENO APOSTA NA VELHA GUARDA.

    ResponderEliminar
  34. Parece que estamos mal....como disse alguem, há treinadores interessantes, ex:jose manuel(infesta), leao ex pedrouços e mesmo Oscar nogueira do grijó que até é da maia, enfim alguns bem mais interessantes que o sr caneco.....

    ResponderEliminar
  35. o inacio só se fosse para fazer concorrencia à PNEURUBRAS

    ResponderEliminar
  36. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  37. vai aki uma dica de dois bons treinadores sergio espirito santo actual ,,,sousense,,,e adriano teixeira do atual alpendorada,,,,estes custumam levar as equipas aos nacionais....apostem..ja se sabe com o inacio o pedras dava aos 10 a 0 e ainda sobrava ai uns minutos

    ResponderEliminar
  38. enquanto o sr carlos caetano e o sr caneco estiver no clube eu nao poinho os pes no estadio para ver o pedras rubras a perder...os socios e adeptos nao esperavam com tal coisa derrotas atras de derrotas...os jogadores com aquele treinador nao consegue marcar mais nimhum golo tristeza o pedras estar a 1 semana de ir para 7 lugar mas isso vai acontecer infelesmente...e maze começar a preparar gente em condiçoes para atacar na divisao de honra 2011 2012..porque ja acabou a epoca para o pedras

    ResponderEliminar
  39. tu la sabes o que tas a dizer...
    o pedras rubras está a (3pontos )do 2classificado seu pascaço...
    ainda falta muito jogo e muito ponto..enfim
    força rubras

    ResponderEliminar
  40. Tenho pena que estejam a escrever com tantos erros, de certeza que não são adeptos do Pedras, devem ser de alguns clubes de mer... à nossa volta. Há tantos treinadores que podem treinar-nos, já disseram alguns bons: Adriano Teixeira, Óscar Nogueira... Eu sugiro: Manuel Pinheiro, Vítor Leal, etc...

    ResponderEliminar
  41. ao sr anonimo das 23,48 vosse tenhe que escriber milhor para a gente preceber o que esta a diser porque ninhum cumentario se precebe, pois nao se poinha aqui a diser tantas burradas e aproveite a noute pra tirar a qarta classe,tabem?.

    ResponderEliminar
  42. Quem disse que o oscar nogueira é da maia? se for acho que era uma excelente aposta...será que saí do grijó???' Tambem adriano teixeira me parece bem, será que sai di alpendorada??....Quando sao bons e mostram trabalho os clubes tentam segura-los....gostava de ver um destes no pedras...a ver vamos!!!!

    ResponderEliminar